Utilizando a direção luminosa convencional, determine a sombra própria da pirâmide e a sua sombra real projetada nos planos de projeção.
Dados:
- a base da pirâmide é um pentágono regular, cujo centro é o ponto O(2,5;6;7);
- o ponto A com 2,5 cm de abcissa e 2,5 cm de afastamento, é um dos vértices da base;
- o vértice da pirâmide é o ponto V(0;2,5;0).
Passos da resolução:
- Representa-se a pirâmide a partir dos seus dados (com o centro O e a vértice A é acessível esta etapa de resolução);
- Pelo vértice V fazemos passar um raio luminosos l e determinamos a sua interseção com a base da pirâmide (ponto I);
- A partir de I representamos as tangentes à base, que separam a zona iluminada da zona em sombra;
- Com uma mancha escura representamos a sombra própria (as faces visíveis em sombra)nas duas projeções ;
- Determinamos a sombra real dos vértices de "sombra útil" do sólido (o vértice D não apresenta sombra útil);
- Os pontos de quebra são determinados com recurso à sombra virtual;
- Com uma mancha mais clara representamos a sombra projetada da pirâmide nos planos de projeção.
Pedro Pereira
ResponderEliminarÂngelo
ResponderEliminarClaudia Barros
ResponderEliminarrui castro nº26
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