QUESTÃO nº 3
Represente,
pelas suas projeções, um cone de revolução,
de acordo com os dados abaixo apresentados.
Determine a
sombra própria do cone e a sua sombra real nos planos de projeção, utilizando a
direção luminosa convencional.
Identifique, a
traço interrompido, a parte invisível da linha separatriz de luz/sombra, na
sombra própria, e a parte ocultada do contorno, na sombra projetada.
Identifique as
áreas visíveis das sombras própria e projetada, preenchendo-as a tracejado ou
com uma mancha de grafite, clara e uniforme.
Nota: Se optar pelo tracejado, deverá fazê-lo com
linhas paralelas ao eixo x, nas
áreas de sombra própria, e com linhas perpendiculares às respetivas projeções
da direção luminosa, nas áreas de sombra projetada.
Dados
– a base está
contida no plano frontal ϕ e tem 4
cm de raio;
– o centro da
base é o ponto O, que pertence ao
plano bissetor dos diedros ímpares (β1,3)
e tem 2 de abcissa e 8 de afastamento;
– o vértice é
o ponto V, com 1 cm de afastamento.
QUESTÃO nº 4
Determine a
sombra própria e a sombra real de um prisma pentagonal regular, nos planos de
projeção, de acordo com os dados abaixo apresentados.
Ponha em
destaque quer o contorno da sombra real nos planos de projeção, quer as
projeções do prisma.
Identifique, a
traço interrompido, as linhas invisíveis, quer no sólido, quer na parte ocultada
do contorno da sua sombra projetada nos planos de projeção.
Identifique as
áreas visíveis das sombras própria e projetada, preenchendo-as a tracejado ou
com uma mancha de grafite clara e uniforme.
Nota – Se optar pelo tracejado, deverá fazê-lo com linhas
paralelas ao eixo x, nas áreas de
sombra própria, e com linhas perpendiculares às respetivas projeções da direção
luminosa, nas áreas de sombra projetada.
Dados
– as bases
estão contidas em planos de perfil;
– os pontos O(2;4,5;6) e A(2; 0; 6) são, respetivamente, o centro e um dos vértices da base
[ABCDE];
– o plano de
perfil da outra base tem -5 de abcissa;
– a direção
luminosa é a convencional.
Este
ano há exame. É preciso trabalhar muito …
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