Represente,
pelas suas projeções, um cubo
contido num plano passante ρ e situado no 1º diedro.
Dados:
– o
centro é o ponto O(4;6;3);
– o
vértice A, com 1 de abcissa e 4,5 de
afastamento, pertence à face [ABCD].
Passos de resolução:
–
Representa-se o plano a partir dos seus dados, que fica definido pelo eixo x e pelo ponto O;
–
representa-se a abcissa e o afastamento do ponto A e determina-se a
sua cota, através de uma reta passante do plano;
–
rebatem-se os pontos A e O e determinam-se os
restantes vértices da face – B,
C e D – em verdadeira grandeza;
– inverte-se o rebatimento dos vértices B, C e D;
– inverte-se o rebatimento dos vértices B, C e D;
–
depois, representou-se o traço de perfil do plano (pρ) e a terceira projeção do ponto A, por onde passa, em seguida a reta p, perpendicular ao plano, que permite representar a “altura” do
cubo em VG e determinar A’3.
Note todas as arestas de um cubo são iguais e que p3 fica perpendicular a pρ;
– representou-se
o vértice A’ da pirâmide pelas suas
projeções (1 e 2). Note que as outras arestas, que permitem determinar B’, C’ e D’ são iguais a [AA’], pelo que basta copiar as suas
projeções.
– representou-se
o cubo, num tom mais escuro, atendendo às
invisibilidades observadas.
Desenho de Inês Mendes, do 11AV1.
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