segunda-feira, 28 de abril de 2014

REPRESENTAÇÃO AXONOMÉTRICA TRIÉDRICA - MÉTODO DOS CORTES

MÉTODO DOS CORTES

Considere uma axonometria triédrica  em que o eixo z faz com o eixo x um diedro de 130º e com o eixo y um diedro de 110º.
Represente o quadrado [ABCD], contido no 1º triedro e assente no plano coordenado xy. O ponto A, com 1 cm de abcissa e 2 cm de afastamento é um dos vértices do quadrado. Os lados do quadrado medem 4 cm e são paralelos aos eixos.

Proposta de resolução:

Breves passos de resolução:

- Representa-se o eixo z e a partir deste marcam-se os ângulos indicados, representando os eixos x e y. Note que os eixos são identificados por letra minúsculas, tal como sucedia na representação diédrica.
- Usando o método dos cortes rebateram-se os planos coordenados xy e xz. Note que poderíamos ter optado por yz em alternativa a xz.
- Representou-se a projeção horizontal (A1r) e frontal (A2r) em rebatimento.
- Representaram-se os restantes vértices, B, C e D em rebatimento, igualmente nas duas projeções usadas para o ponto A. Note que os lados são paralelos aos eixos x e y, como era indicado.
- A perspetiva dos vértices A, B, C e D do quadrado é obtida a partir do cruzamento das linhas de perpendiculares às charneiras usadas (lados do triângulo fundamental), feitas a partir de cada ponto.
- A vermelho representou-se o quadrado [ABCD] em perspetiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário