quarta-feira, 25 de junho de 2025

EXAME DA 1ª FASE DE GDA - 2024/2025

 Enunciado e proposta de resolução.

 

 1. Determine os traços dos planos α e δ nos planos de projeção.
     Dados:
     − a reta r é perpendicular ao plano α e é uma das retas de maior inclinação do plano δ;
     − a reta r pertence ao plano bissetor dos diedros ímpares, β13, e contém o ponto A (0; 4; 4);
     − a projeção frontal da reta r define um ângulo de 50º, de abertura para a esquerda, com o eixo x;
     − o ponto A é o ponto de intersecção da reta r com o plano α.


2. Determine as projeções de um triângulo equilátero [LMN], contido no plano passante θ, e das suas            sombras, própria e projetada nos planos de projeção.
    Destaque, a traço mais forte, as projeções do triângulo e o contorno da sombra projetada nos planos de      projeção.
    Preencha, com tracejado ou com uma mancha de grafite clara e uniforme, as áreas visíveis das sombras,
    própria e projetada.
   Nota – Se optar pelo tracejado, deverá fazê-lo com linhas paralelas ao eixo x, nas áreas de sombra             própria, e com linhas       perpendiculares às respetivas projeções da direção luminosa, nas áreas de sombra     projetada.
   Dados:
   − o plano θ é definido pelo eixo x e pelo ponto P (− 6; 6; 4);
   − o vértice L do eixo x tem zero de abcissa, e o vértice M pertence à reta fronto-horizontal que contém o
      ponto P;
   − a reta que contém o lado [LM] define um ângulo de 55º, de abertura para a esquerda, com o eixo x;
   − a direção luminosa é a convencional. 

3. Determine as projeções de um cubo [ABCDEFGH].
    Destaque, a traço mais forte, as projeções do sólido.
    Identifique, a traço interrompido, as invisibilidades do sólido.
    Dados:
    − o vértice A (0; 2; 4) pertence à face [ABCD] contida num plano de rampa ρ;
    − o vértice B tem abcissa positiva e pertence ao Plano Horizontal de Projeção;
    − o vértice E (0; 8; 6) pertence à aresta [AE]. 

4. Represente, pelas suas projeções, a figura de secção produzida por um plano oblíquo δ numa pirâmide        oblíqua de base quadrada [ABCD] contida num plano horizontal.
    Destaque, a traço mais forte, as projeções do sólido e da figura de secção.
    Identifique, a traço interrompido, as invisibilidades do sólido e da figura de secção.
    Dados:
   − o vértice V tem zero de abcissa e pertence ao eixo x;
   − a aresta [AV] é vertical e mede 9 cm;
   − a reta que contém a aresta [AB] define um ângulo de 60º, de abertura para a direita, com o Plano                Frontal de Projeção;
   − o vértice B tem − 4 de abcissa;
   − o plano δ contém o ponto P do eixo x, com − 8 de abcissa, e o ponto I (− 7; − 9; 9);
   − o traço horizontal do plano δ define um ângulo de 50º, de abertura para a esquerda, com o eixo x

5. Represente, em axonometria clinogonal cavaleira, uma forma tridimensional composta por um                    paralelepípedo  e duas pirâmides oblíquas de base regular triangular.
    Destaque, no desenho final, apenas as linhas visíveis do sólido resultante.
    Dados:
    Sistema axonométrico:
   − a projeção axonométrica do eixo y define um ângulo de 135º com a projeção axonométrica do eixo x e
   um ângulo de 135º com a projeção axonométrica do eixo z;
   − a inclinação das retas projetantes com o plano axonométrico é de 55º.
   Nota – Considere os eixos orientados em sentido direto: o eixo z, vertical, orientado positivamente, de baixo para cima, e o eixo      x, orientado positivamente, da direita para a esquerda.
  Paralelepípedo:
  − três das faces do paralelepípedo pertencem aos planos coordenados;
  − o ponto M (3; 2; 5) é o centro do retângulo da face de maior afastamento do paralelepípedo.
  Pirâmides:
  − as bases das pirâmides são paralelas ao plano coordenado xy;
  − os vértices V e V’ das pirâmides coincidem com o ponto M do paralelepípedo.
 Pirâmide 1:
 − uma das arestas da base da pirâmide coincide com a aresta de menor cota da face de maior afastamento
    do paralelepípedo.
 Pirâmide 2:
 − uma das arestas da base da pirâmide coincide com a aresta de maior cota da face de maior afastamento
    do paralelepípedo. 


 Nota pessoal

O exame obrigava a pensar, coisa que nos nossos dias não se exige aos alunos com regularidade, que funcionam muito por repetição e treino de situações vividas. 

Não havia necessidade de tanta complexidade para avaliar os conhecimentos dos alunos. 

 

 

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