terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SECÇÃO DO CONE (PARÁBOLA)

Determine as projeções e a verdadeira grandeza da figura da secção produzida por um plano secante vertical num cone de revolução.
Dados:
- a circunferência da base é tangente ao plano horizontal de projeção e o seu centro é o ponto O(2;6;3,5);
- o vértice V tem afastamento nulo;
- o  plano secante corta o eixo x num ponto com -0,5 cm de abcissa e é paralelo à geratriz do contorno aparente horiziontal que se situa à esquerda do sólido.

Proposta de resolução:


Breves passos de resolução:
- Representa-se o cone a partir dos seus dados. 
- Representa-se o plano vertical a partir dos seus dados. Note que o traço horizontal do plano é paralelo à geratriz esquerda do contorno aparente horizontal, como era pedido.
- O plano é não projetante, pelo que os pontos de secção não são diretamente determinados.
- A projeção horizontal da figura da secção é imediatamente determinada, cortando a base em 2 pontos e a geratriz direita do cone do contorno aparente horizontal.
- Para determinar a restante figura da secção determinaram-se mais 4 pontos, através do método dos planos paralelos à base.
- A figura da secção na projeção frontal apenas é visível no 'corte' da base, ao passo que a curva da parábola é invisível.
- Usando o traço frontal do plano secante como charneira rebateram-se os 7 pontos da figura da secção, que permitiram representar à mão livre a verdadeira grandeza (V.G.).

Note que foram omitidas as identificações dos pontos da figura da secção, mas poder-se-ia ter optado pela identificação dos mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário