segunda-feira, 20 de outubro de 2014

MÉTODOS GEOMÉTRICOS AUXILIARES - TRIÂNGULO DE REBATIMENTO

1
É dado um plano oblíquo β, cujos traços frontal e horizontal fazem, respetivamente, ângulos de  550 e 350, de abertura para a direita.
Considere um ponto A(2;3) pertencente ao plano.

Efetue o rebatimento do ponto A, para o plano horizontal de projeção, usando para isso como método o ‘triângulo de rebatimento’.

Proposta de resolução:


Breves passos de resolução:

1. Representa-se o plano e o ponto A, de acordo com os dados apresentados. Note que o ponto A pertence ao plano através de uma reta do plano (por opção a reta é horizontal de cota 3, mas poderia ser frontal de afastamento 2).

2. Foi definida a charneira de rebatimento, que por opção é o traço horizontal ao plano hβ, ficando hβ≡ hβr.

3. Representou-se um plano projetante ortogonal à charneira de rebatimento, passando por A1Note que hβ fica 'perpendicular' a (hθ).

4. A partir de A1 e paralelo à charneira marca-se a distância que vai do ponto ao plano para o qual se pretende efetuar o rebatimento, obtendo 'Ar1'. Neste caso a distância corresponde à cota do ponto A, pois o rebatimento é feito para o plano horizontal de projeção.

5. Colocando o compasso no 'ponto de interseção de hβ com (hθ)' e abrindo até 'Ar1'. efetua-se o rebatimento obtendo Ar.


2
É dado um plano oblíquo β, cujos traços frontal e horizontal fazem, respetivamente, ângulos de  550 e 350, de abertura para a direita.
Considere um ponto A(2;3) pertencente ao plano.

Efetue o rebatimento do ponto A, para o plano frontal de projeção, usando para isso como método o ‘triângulo de rebatimento’.

Proposta de resolução:


Breves passos de resolução:

1. Representa-se o plano e o ponto A, de acordo com os dados apresentados. Note que o ponto A pertence ao plano através de uma reta do plano (por opção a reta é horizontal de cota 3, mas poderia ser frontal de afastamento 2).

2. Foi definida a charneira de rebatimento, que por opção é o traço frontal ao plano fβ, ficando fβ≡ fβr.

3. Representou-se um plano projetante ortogonal à charneira de rebatimento, passando por A2Note que fβ fica 'perpendicular' a (fθ).

4. A partir de A2 e paralelo à charneira marca-se a distância que vai do ponto ao plano para o qual se pretende efetuar o rebatimento, obtendo 'Ar1'. Neste caso a distância corresponde ao afastamento do ponto A, pois o rebatimento é feito para o plano frontal de projeção.

5. Colocando o compasso no 'ponto de interseção de fβ com (fθ)' e abrindo até 'Ar1'. efetua-se o rebatimento obtendo Ar.


Nota: o triângulo de rebatimento é sempre um triângulo retângulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário